11 Estratégias de Blog Médico que você precisa saber

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Em nosso último artigo, sobre a importância de um blog médico, mostramos que ter um blog é essencial e necessário para o sucesso das suas estratégias de Marketing Médico Digital. Porém, para que seu blog seja, realmente um sucesso, é necessário seguir algumas estratégias. Neste post, vamos te mostrar as 11 estratégias de Blog Médico para que você tenha resultados. Vamos lá:

Estratégias de Blog Médico:

1 – Conteúdo:

Escreva conteúdo educativo e científico. Para atrair os potenciais pacientes ao seu blog, é preciso responder às perguntas e aos problemas para os quais eles estão procurando respostas. Coloque-se no lugar dos pacientes e imagine o que eles estão pesquisando. Mas, lembre-se das Regras e Limites do Marketing Médico: escreva sobre suas especialidades e não sobre você.

2 – Tópico:

O Tópico é o assunto que você irá escrever. Para escolhê-lo de forma correta, é necessário seguir alguns passos. São eles:

  • Faça pesquisas de palavras-chave. As palavras-chave são os termos que as pessoas digitam nos buscadores. Ou seja, elas são os tópicos sobre os quais as pessoas desejam obter mais informações. Por isso, escreva sobre esses tópicos para melhorar a classificação nos resultados de pesquisa e ser encontrado.
  • Faça um brainstorm de uma lista de tópicos que você poderia escrever a respeito.
  • Analise quais são as perguntas mais frequentes dos pacientes e escreve sobre elas.
  • Com o que seus pacientes precisam de ajuda? Escreva sobre isso!
  • O que você quer que as pessoas saibam sobre suas especialidades? Faça artigos sobre.

Escolha apenas um tópico pra focar por post. Não tente todos os problemas de uma vez. Desta forma, a sua mensagem ficará mais clara para seus leitores e mecanismos de pesquisa. Isso também ajudará a garantir que suas publicações tenham tráfego qualificado, pois você saberá que as pessoas que estão clicando procuram por informações sobre esse tópico específico.

3 – Título:

O título é a primeira coisa que seu leitor vai ver. Portanto, ele deve ajudar os leitores e mecanismos de busca a compreender o assunto da sua publicação. Ou seja, deve mostrar exatamente o que o leitor ganhará com a publicação do blog somente através do título.

Além disso, faça com que esse título se destaque. Para isso, use aliterações ou linguagem provocativa.

Por último, encurte o título. Isso é vital para otimização nos mecanismos de busca, pois o Google só mostra apenas os 50-60 caracteres de um título nos resultados de pesquisa.

4 – Espaços em Branco:

Ao escrever posts, os espaços em branco são seus amigos. Eles permitem que o visitante se concentre no conteúdo. Por isso, não escreva longos parágrafos que formem enorme blocos de texto pois parecerá que suas informações são densas e difíceis de ler.

5 – Escaneabilidade:

Antes de ler um post, muitas pessoas passam o olho para ver do que ele
 trata e se vale a pena continuar lendo. Deixar seu texto “escaneável” significa exatamente facilitar esse processo. Diante disso, práticas que ajudam bastante são:

  • Colocar o texto importante em negrito para fazer com os leitores compreendam rapidamente as lições principais da publicação.
  • Colocar cabeçalhos de seção, listas de marcadores e marcadores numerados. Essa estratégia é importantíssima para dividir e organizar o texto sua publicação. Além disso, serve para destacar seus principais pontos.
  • Incluir imagens. Elas são essenciais para quebrar visualmente seu texto. Além disso, as imagens capturam atenção e ajudam seus leitores a compreender a publicação em um relance. Coloque uma em cima de cada post para atrair seus visitantes a lerem mais.

6 – Palavras-Chave:

Lembra daquela pesquisa de palavras-chave que você fez para o tópico da sua postagem? Pois bem, otimize sua publicação em torno delas. Ou seja, utilize essas palavras na URL, Alt-text (descrição) da imagem, no corpo do texto e intertítulos.

7 – Links Internos e Externos:

Inclua links internos e externos relevantes. Faça links para posts relacionados ou suas páginas do site, quando apropriado. E, embora possa parecer contra produtivo, faça links a recursos externos. O Google encoraja essa prática porque mostra que você fez sua pesquisa, além de ajudar a criar conexões e dar ao leitor recursos mais úteis.

8 – Calls To Action:

Apresente Calls-To-Action, que são banners ou botões para promover sua oferta, na barra lateral do blog e no final de cada post. Além disso, não esqueça de pedir para que as pessoas assinem seu blog.

9 – Postagens Regulares:

Periodicidade e frequência são ativos essenciais para o sucesso de um blog. Não é preciso postar todos os dias, mas é necessário ter um calendário editorial de postagens, para que seu leitor entenda-o e saiba que sempre que retornar ao blog, terá conteúdo novo e fresquinho esperando.

10 – Promoção do Conteúdo:

Feito tudo isso, é hora de promover seu conteúdo para que todos conheçam suas postagens e seu blog. Portanto, publique seu conteúdo nas redes sociais, poste-o em fóruns de discussão, coloque-o em seu envio de e-mails, envie para formadores de opinião que possam se interessar sobre o assunto, coloque opções de compartilhamento em seus blog posts, faça links para publicações antigas e promova sua publicações mais recentes ou populares na lateral do blog.

Quer saber mais? Conheça 10 formas de promover seu Blog Médico.

11 – Análise:

Essa é a última e não menos importante etapa. É através dela que será possível estar sempre melhorando. Portanto, acompanhe como as suas postagens e seu blog vem performando, além de verificar suas métricas com frequência.

O que achou das estratégias de Blog Médico? Através delas, sem dúvidas, você terá sucesso com esta plataforma.

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