Tempo de leitura: 8 minutos
Você já deve ter percebido que cada rede social tem suas próprias funcionalidades, comportamentos e públicos-alvo diferentes. Diante desta realidade, surge uma dúvida muito importante: “Em quais Redes Sociais os médicos devem estar presentes?”. Vamos respondê-la?
Em quais Redes Sociais os médicos devem estar presentes?
Como explicamos no artigo “Médicos precisam ter Redes Sociais?”, estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial. Os médicos e clínicas não se destacam mais por estar presente ou não em determinada plataforma social, e sim por utilizá-las de forma correta e assertiva, de acordo com o seu público-alvo/persona.
Portanto, para te ajudar, vou mostrar as características das principais redes sociais e como você pode ser eficiente em cada umas delas.
Mas, antes de tudo, você precisa saber da…
Importância de estar onde seu público está:
Para escolher de forma assertiva em quais redes sociais sua clínica ou consultório devem estar presentes, é essencial identificar onde o seu público-alvo/persona está e de qual forma você pode criar e compartilhar conteúdo valioso e relevante para ele. Isso pode ser feito através de um questionário para criação de personas ou até mesmo através de conversas com atuais e potenciais pacientes.
Sabendo disso, vamos ao que te prometi: características e dicas de conteúdo para as principais redes sociais. Confira abaixo:
Facebook:
O Facebook é a maior rede social do Brasil e do mundo. Essa plataforma social conta com 58 milhões de visitantes único mensais, somente no nosso território. Além disso, cerca de 65% de todos os acessos feitos no Brasil são na plataforma do Facebook. Ou seja, essa é uma das redes mais importantes para sua clínica ou consultório se fazer presente.
Porém, aqui vai um alerta importante: o Facebook é uma rede onde qualidade é mais importante do que quantidade. Isso porquê essa rede social não entrega todo o conteúdo postado. No caso, ela se utiliza de um algoritmo, o Edge Rank, que entrega apenas o conteúdo que julga mais importante para o usuário.
Dicas:
- Crie uma página, ao invés de um perfil pessoal. Além de separar sua vida pessoal da profissional, uma página passa mais credibilidade, autoridade, oferece mais recursos de gerenciamento e mensuração.
- Tenha uma foto de perfil e de capa com qualidade. Isso passa credibilidade.
- Coloque todas as informações do “Sobre”. Não deixe de preencher, principalmente, a descrição da empresa, o número para contato, endereço, horário de funcionamento, site e e-mail.
- Se você tem um Blog Médico, compartilhe as postagens no Facebook. Com tanta audiência, fica mais fácil levar o conteúdo para mais pessoas.
- Poste conteúdo relevante relacionado à sua especialidade. Por exemplo: Se você é um Nutrólogo, é possível postar dicas de saúde, receitas funcionais e mensagens motivacionais. Além de algumas dúvidas frequentes que seus pacientes possam vir a ter.
- Relacione-se com o seu público. Sempre que tiverem comentários nas suas postagens, interaja e mostre ser uma pessoa proativa. Isso é muito importante!
Instagram:
O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. Ao total, são mais de 400 milhões de usuários em todo o planeta e 29 milhões de usuários ativos no Brasil.
Como o Instagram é uma rede essencialmente de vídeo e imagem, é preciso ter muito cuidado na hora de escolhê-las. Afinal, como as pessoas, muitas vezes, passam ser ler a descrição, sua imagem precisa ser boa para chamar atenção e fazer com que seus seguidores leiam seu conteúdo e interajam com um like ou comentário.
Dicas:
- Assim como no Facebook, é essencial postar conteúdo relevante sobre as suas especialidades.
- Se você tem um Blog Médico, pode “desmembrar” uma postagem em várias publicações para o Instagram.
- Use Hashtags. Elas são essenciais para organizar o seu conteúdo.
- Poste fotos sobre os bastidores, dia a dia, funcionários e consultório ou clínica. Mas lembre-se: nada de postar fotos com pacientes ou de antes e depois. Isso é contras as Regras e Limites do Marketing Médico.
Youtube:
O Youtube é a rede mais popular de streaming de vídeo. Tendo mais de um bilhão de usuário, o que corresponde a quase um terço de todos os usuários da internet.
Como muitas pessoas preferem ver vídeos à ler conteúdos, produzi-los pode ser uma boa estratégia para impactar seus pacientes em potencial. Além disso, o Youtube tem grande autoridade com as ferramentas de busca, possibilitando que os matérias tenham grande chance de atração de visitantes.
Dicas:
- Poste vídeos tirando dúvidas frequentes, mostrando curiosidades e explicando algum conteúdo relevante.
- Cuidado ao gravar: um vídeo é metade imagem e metade som. Por isso, certifique-se da qualidade do áudio e da imagem.
- Invista em uma boa edição. Um vídeo bem editado, somado à um conteúdo de qualidade, trará reputação, autoridade e credibilidade para sua imagem.
LinkedIn:
O LinkedIn é maior rede social corporativa do mundo e conta com mais de 21 milhões de usuários no Brasil. Através dele, é possível criar um forte networking profissional, melhorar seu marketing pessoal e, até, procurar novas oportunidades de emprego.
Dicas:
- Mantenha seu perfil sempre atualizado e ativo.
- Publique artigos no Pulse do LinkedIn. Essa é mais uma forma de promover suas postagens de blog e aumentar sua autoridade e credibilidade perante sua rede de contatos.
- Participe de grupos de discussão. Essa é uma ótima maneira de conhecer mais sobre determinados assuntos e estreitar a relação com outros profissionais.
- Visita a rede, pelo menos, uma vez por semana. Desta forma, você poderá ver o que estão falando no grupos e contribuir, além de aceitar e adicionar contatos.
Twitter:
Pode até parecer que o Twitter perdeu muito de sua força, mas ainda é uma rede social que figura entre as maiores, tendo cerca de 320 milhões usuários mensais no mundo.
O Twitter funciona como um canal direto, onde são permitidos 140 caracteres pra passar seu conteúdo, e não tem nenhum algoritmo agindo sobre ele, ou seja, todas as suas mensagens são entregues para seus seguidores.
Essa rede é caracterizada por atualizações sobre notícias e novidades que, muitas vezes, são dadas em tempo real. Além disso, funciona como uma segunda tela, onde as pessoas comentam o que está passando na TV, por exemplo.
Dicas:
- Promova suas postagens de blog nessa rede.
- Use Hashtags para agrupar as mensagens e facilitar na hora de ser encontrado.
- Siga e relacione-se com lideres da sua especialidade e da medicina. Desta forma, você poderá, sempre que achar algum tweet interessante, dar um retweet ou começar uma conversa.
Google+:
O Google+ foi criado em 2011 com o ideal de “bater de frente” com o Facebook. A rede social teve pouca adesão do público mas ainda é muito importante para uma estratégia de Marketing Médico por dois principais motivos: otimização orgânica nos buscadores e localização no google maps.
Dicas:
- Por ser uma plataforma semelhante ao Facebook, você pode usar estratégias semelhantes.
- Fique atento às avaliações dos seus pacientes através do Google+. Lembre-se de sempre responder com formalidade e gentileza, independente do teor da avaliação.
- Faça palestras online através do Hangouts e convide seu público.
- Crie círculos de contatos e poste conteúdo específico para cada um.
Snapchat:
O Snapchat é a rede social do momento, principalmente, para o público jovem. Essa plataforma funciona, basicamente, da seguinte forma: você pode postar vídeos e imagens que ficam no ar por 24h e depois se autodestroem.
Dicas:
- Poste fotos e vídeos dos bastidores da sua vida médica: dia a dia da clínica ou consultório, novidades que estão chegando e especializações que você está fazendo.
- Tire dúvidas frequentes dos seus pacientes ou sobre alguma temática atual.
- Dê dicas práticas e rápidas que podem ajudar seus seguidores. Sejam elas receitas, truques e dicas em geral do seu dia a dia.
Quer saber se o seus concorrentes já utilizam estratégias de Redes Sociais e de outras plataformas digitais? Para te ajudar, a Communicare Marketing Médico, está oferecendo uma avaliação gratuita do seu Marketing Digital para que você saiba como está a sua presença e a dos seus concorrentes no ambiente digital. Basta clicar no banner abaixo!
Comentários