Como conquistar pacientes através do Inbound Marketing?

Tempo de leitura: 7 minutos

É inegável que o Inbound Marketing é uma estratégia altamente inovadora e atual. Até por isso ela é chamada de “Novo Marketing”. Em outros artigos, nós te explicamos o que e qual a importância do Inbound Marketing e a diferença entre Outbound e Inbound Marketing. Portanto, é chegada a grande hora de “botar a mão na massa” e saber como conquistar pacientes através do Inbound Marketing. Vamos lá!

Como conquistar pacientes através do Inbound Marketing?

Metodologia - Inbound Marketing

Você está vendo essa imagem acima? Este esquema sintetiza todo o processo do Inbound Marketing e nós explicaremos tudo sobre ele para que você saiba como funciona e como conquistar pacientes através desta estratégia inovadora.

1 – Atrair:

Neste processo de atração temos os usuários “Desconhecidos” transformando-se em “Visitantes”. Os usuários desconhecidos podem ser qualquer pessoa da internet que já ouviram falar ou até mesmo que nem conhecem sua clínica. Esses usuários podem ser atraídos pelo seu conteúdo se aparecer na hora certa, que é quando eles fazem buscas por informações e entretenimento.

Mas, como atrair visitantes? Vamos te mostrar:

Site:

Existem diversas máximas existentes quando se fala de um site, como: “O site é o seu cartão de visita 24 horas” ou então “O site é sua casa na internet”. Pois bem, é no site que os usuários vão te encontrar, se informar sobre os seus serviços e especialidades, saber quem você é e, além disso, vão obter informações do seu contato.

Saiba mais sobre a importância de ter um Site Médico

Blog:

O blog é a forma mais eficaz de atrair visitantes e a atração quase sempre começa neste meio. Tudo isso porque ele é a “casa do seu conteúdo” e através desta plataforma é possível atrair visitantes, melhorar o rankeamento orgânico nos buscadores (SEO), educar seu paciente e gerar autoridade para sua imagem.

Saiba mais sobre a importância de ter um Blog Médico

Redes Sociais:

O tópico de mídias sociais não vem após o do blog por acaso. As mídias sociais devem servir como forma de compartilhar e disseminar o conteúdo que foi postado no blog, site ou ebook lançado de modo a levá-lo para mais pessoas e gerar mais acessos através deste link. Além disso, é neste meio que você deve criar um relacionamento ainda mais estreito com seus fãs.

Saiba mais sobre a importância das Redes Sociais para sua clínica

SEO:

Como a esmagadora maioria dos clientes/pacientes iniciam suas buscas através dos buscadores (Google, Yahoo e Bing) é necessário que seu site esteja bem posicionado e em destaque para que você seja encontrado mais facilmente e, consequentemente, seja acessado por mais pessoas. E é isso que SEO (Search Engine Optimization) faz: através de diversas técnicas, ele posiciona, organicamente, seu site no topo das pesquisas, de modo a gerar mais acessos ao seu site.

2 – Converter:

Após todo esse processo de atrair e transformar o Desconhecido em Visitante, é chegada a hora de converter esse usuário que já está no seu site em Lead. Mas, você sabe o que são leads?

Leads: São clientes em potencial. É o usuário que tem, de alguma forma, interesse nos seus serviços. Ou seja, é aquele visitante que informa seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo e/ou aquele que entra em contato com você interessado em mais informações sobre seus serviços.

Quer saber como converter o visitante em lead? Confira:

Materiais Ricos:

Como vimos, uma das formas de um visitante se tornar lead é informando seus contatos em troca de algum conteúdo. Desta forma, o conteúdo, geralmente, é disponibilizado em forma do que chamamos de materiais ricos. Mas, o que é isso?

Os materiais ricos ou recompensas digitais são conteúdos (Ebooks, Webinars, Whitepapers, Planilhas e etc.) que servirão como “moeda de troca”. Ou seja, você disponibiliza conteúdo relevante e valioso para o visitantes com a condição de que, para ter acesso, é necessário apenas deixar os principais dados pessoais.

Saiba mais sobre a importância do Ebook para sua clínica.

Calls To Action:

Sabe aqueles botões ou links que aparecem quando você está em alguma página da internet: “Clique aqui para baixar nosso ebook”, “Assine nossa newsletter” e outras coisas do gênero? Pois bem, esses são os famosos Call To Actions (CTA’s) ou, traduzindo, as Chamadas para a ação. A sua função é justamente a de induzir o visitante a realizar a ação que desejamos, ou melhor, se cadastrar para consumir o conteúdo oferecido.

Landing Pages:

Ao clicar no Call To Action, o visitante é direcionado para a Landing Page ou, traduzindo, Página de Destino ou Entrada. Em suma, a Landing Page é uma página única e especifica criada apenas para promover um determinado serviço e converter o visitante em lead.

Formulários:

Os formulários são, basicamente, caixas de texto para que os usuários possam colocar as informações solicitadas em troca do download do conteúdo disponibilizado. Essa ferramenta agrega-se à Landing Page para que o Visitante possa preencher suas informações e tornar-se, finalmente, um Lead.

3 – Fechar:

Agora que os Visitantes foram convertidos em Leads, você tem as informações, o interesse declarado e a “permissão” deles para criar um relacionamento sólido e confiável. Portanto, é hora de transformá-los em Clientes, de fato.

Vamos conhecer as ferramentas para fechar as vendas:

Email:

A grande maioria dos Leads gerados, que cederam suas informações na hora de preencher o formulário, não estão prontos para a compra. E você irá nutrí-los e prepará-los para o consumo dos seus serviços.

Para isso, é necessário fazer o envio de uma série de e-mails com conteúdos úteis e relevantes que mostrem o valor do seu serviço para que se construa a confiança com sua marca e ele tenha a convicção para consumir seu serviço.

Saiba mais sobre a importância do Email Marketing para sua clínica.

Automação de Marketing:

A automação serve, basicamente, para que cada Lead receba o conteúdo certo, de acordo com o seu estágio no funil.

Por exemplo: É através da Automação de Marketing que um Lead não conhecedor do seu serviço vai receber um conteúdo mais introdutório e sobre o assunto que ele se interessou, de forma a educá-lo até gerar confiança em seus serviços. Em outro estágio, em que o Lead já conhece seu produto, a mensagem a ser enviada é mais aprofundada e mais voltada para a venda, em si. Em uma espécie de último estágio, temos o cliente/paciente, propriamente dito, mas que ainda é necessário manter o contato com ele através de materiais exclusivos e com muita gentileza e preocupação para que esse paciente seja fidelizado.

4 – Encantar:

Chegamos ao último estágio. Agora que você já tem seu cliente, é hora de encantá-lo e fidelizá-lo para que ele nunca mais deixe de ser consumidor do seu serviço e, ainda por cima, torne-se um promotor da sua marca indicando-a para outras pessoas.

Aqui, alguns meios voltam a aparecer. Porém, com uma nova função: a de encantar. Confira:

Redes Sociais:

Para estreitar o relacionamento com os clientes, precisamos utilizar as mídias sociais. Neste canal você poderá atender o cliente em tempo real, promover conteúdos de qualidade voltados para eles e conquistar a credibilidade e confiança deles.

Email:

Direcionar conteúdo de alta qualidade irá ajudar os cliente fiéis a atingir grandes resultados e metas. O interessante aqui é servir como uma espécie de consultor pessoal e dar acesso à conteúdos, promoções e serviços exclusivos. Além disso, é muito importante se mostrar preocupado com a experiência e com a saúde do paciente após a consulta.

Quer aprender ainda mais sobre Inbound Marketing Médico? Baixe o nosso Ebook clicando aqui ou no banner abaixo!

Ebook - Inbound Marketing Médico: Conquistando Pacientes.

Artigos Relacionados:

Comentários

Comentários