Inbound Marketing: o que é e por que médicos e clínicas precisam

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Você, provavelmente, já escutou a palavra “Inbound Marketing”, certo!? Porém, sabe exatamente o que é e qual a importância do Inbound Marketing para médicos e clínicas? Não se preocupe, nós iremos te explicar!

O que é Inbound Marketing?

Por definição, o Inbound Marketing é qualquer forma de Marketing que visa ganhar o interesse das pessoas, ao invés de comprá-lo. Ou seja, ao invés das técnicas intrusivas utilizadas no Outbound Marketing ou Marketing Tradicional, onde os produtos e/ou serviços são “empurrados” para os clientes, o Inbound Marketing capacita e empodera, ainda mais, os clientes. Vamos exemplificar para ficar mais claro.

Outbound x Inbound Marketing

Você, com certeza, já foi fazer um outra coisa na hora do intervalo dos seus programas preferidos e já folheou uma revista pensando: “Aqui só tem propaganda”, certo!?

Isso aconteceu porque você não pediu por esse conteúdo e, dificilmente, aquelas propagandas vão de acordo com o seu perfil. Afinal, o objetivo do anunciante que faz isso é encontrar o cliente e, com sorte, ser procurado por ele. Esse tipo de estratégia faz parte do que chamamos de Outbound Marketing ou Marketing Tradicional.

Já o Inbound Marketing inverte completamente este modelo. Lembra do que falamos no artigo “O que é Marketing Médico?” sobre o empoderamento dos clientes/pacientes? É exatamente em cima disso que o Inbound se baseia. Ou seja, levando em conta que qualquer pessoa antes de adquirir um produto e/ou serviço faz um busca online, ao invés de ligar para um vendedor, o Inbound Marketing visa ser encontrado pelo cliente/paciente na hora que ele estiver buscando alguma informação.

Por exemplo: Uma pessoa está com manchas no corpo e vai até o Google para se informar sobre o assunto. Se você possuir uma clínica dermatológica, é essencial que utilize estratégias de Marketing de Conteúdo, Redes Sociais e SEO (otimizações para os buscadores). Ou seja, produza conteúdo relevante sobre assuntos relacionados à sua especialidade em seu site, blog e redes sociais. Desta forma, será possível ser encontrado por essas pessoas e, através do conteúdo qualificado, gerar credibilidade, autoridade e interesse necessários para marcação de uma consulta de forma bem natural e menos desgastante. Além disso, se a mesma pessoa já faz a busca focada em achar uma clínica dermatológica em sua cidade, é imprescindível que seus canais de comunicação apareçam nas primeiras posições.

Inbound Marketing ou Novo Marketing

Diante disso, por ser um método novo e revolucionário de fazer Marketing, o Inbound vem sendo chamado de “Marketing de Permissão” ou “Novo Marketing”. Tudo isso porque o Inbound é completamente inovador e rompe com os conceitos antiquados de Marketing, além de trazer um nova visão estratégica que se baseia em conquistar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes/pacientes te procurem e te encontrem.

Importância do Inbound Marketing para médicos e clínicas

Para provar a importância do Inbound Marketing para médicos e clínicas, vamos te mostrar algumas estatísticas que falam por si só. Confira:

Dados do Inbound Marketing

Como você pôde ver, a necessidade do Inbound Marketing para médicos e clínicas se dá por diversos motivos. Os principais deles são por estar de acordo com as tendências dos consumidores atuais (empoderamento dos clientes/pacientes) e por ter um retorno sobre o investimento (ROI) sensacional. Ou seja, é uma técnica inovadora e altamente atual, além de que é preciso investir bem menos para ter ótimos resultados.

Pronto, agora você já sabe a importância do Inbound Marketing para médicos e clínicas. Quer saber ainda mais? Baixe o nosso Ebook clicando aqui ou no banner abaixo!

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