Outbound x Inbound Marketing: médicos e clínicas precisam saber diferenciar

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Em nosso último artigo, explicamos detalhadamente “O que é e por quê sua clínica precisa do Inbound Marketing”. Porém, para que se entenda ainda melhor, é essencial conhecer a diferença entre o Outbound x Inbound Marketing no Marketing Médico. Vamos lá!

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing ou Maketing Tradicional, são todas as estratégias que focam em encontrar clientes através de técnicas de comunicação interruptivas. Ou seja, o Outbound se “personifica” no anúncio da revista que você lê e no intervalo comercial da TV.

As técnicas de Outbound Marketing foram efetivas durante muito tempo. Porém, a tecnologia fez com elas se tornassem menos eficazes e mais caras. Isso tudo porque, no mundo de hoje, o consumidor está muito mais empoderado e tem total controle sobre quais conteúdos quer ou não consumir. Ou seja, qualquer pessoa pode pesquisar e encontrar exatamente o que ela quer em uma rápida busca no Google.

Além disso, o Outbound perdeu um pouco da sua validade por ser um modelo que foca apenas no profissional de marketing e não no cliente. Isso é dito devido à conveniência dada ao profissional que apenas “empurra” conteúdo na cara das pessoas sempre que quiserem, mesmo que estes possíveis clientes não queiram e nem tenham pedido por isso.

Apesar de tudo isso, o Outbound Marketing é sim uma estratégia legítima e pode gerar um excelente resultado se for usada de forma integrada, trazendo pessoas dos meios tradicionais para a internet e vice-versa.

Outbound x Inbound Marketing no Marketing Médico:

O inbound Marketing é exatamente o oposto do Outbound Marketing. Ou seja, ao invés de técnicas intrusivas, o Inbound atinge apenas os potenciais clientes que realmente procuraram e estão interessados nos conteúdos da sua especialidade, além de capacitá-los e empoderá-los ainda mais.

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As ações de também se invertem. Ao invés de incomodar clientes com anúncios de TV, é possível criar vídeos que os potenciais clientes queiram ver. Ao invés de exibir anúncios em publicações impressas, é possível criar um blog que as pessoas fiquem ansiosas para ler. O Inbound é o marketing focado no cliente e em ser encontrado por eles.

Para ilustrar melhor as diferenças entre as duas estratégias, veja este quadro comparativo:

Infográfico - Inbound Marketing

Como vimos, o Inbound Marketing é uma estratégia extremamente inovadora e focada no atual comportamento do consumidor.

Apesar de tudo isso, o investimento realizado em Outbound Marketing ainda é muito maior do que o investido em Inbound.

Porém, o que muitos não sabem é que uma estratégia de Inbound bem planejada e executada pode gerar um retorno muito alto por um custo baixo. Ainda mais que isso: se a opção for por usar as duas estratégias, é essencial que haja um bom equilíbrio entre os investimentos.

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